Como calcular o ROI de campanhas de Marketing Online
O online coloca ao nosso dispor os meios para medir o ROI dos investimentos em campanhas de marketing online. Neste artigo calculamos o ROI para duas campanhas distintas com base no exemplo do post anterior (Campanha MEO).
(Disclaimer: Não tenho qualquer ligação à MEO, BenficaTV ou SAPO; todas as informações contidas neste artigo baseiam-se em informação pública e/ou ficcional)
Retorno sobre investimento – Em finanças, retorno sobre investimento (em inglês, return on investment ou ROI), também chamado taxa de retorno (em inglês, rate of return ou ROR), taxa de lucro ou simplesmente retorno, é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, e o montante de dinheiro investido. (Wikipedia)
O exemplo da campanha do MEO
Para o efeito vamos considerar a campanha do MEO descrita no último post (aconselho a leitura antes de continuar).
Suponhamos o seguinte investimento em branding.
Campanha de branding na homepage do Sapo de 10.000 € com CPM de 20 € (custo por milhar de visualizações). Com este investimento compramos 500.000 visualizações do nosso banner na homepage do SAPO. No final da campanha, o SAPO ou a agência encarregue da gestão da campanha elabora um relatório onde constam os seguintes dados:
- Impressões: 500.000 (1.000 visualizações x 10.000 € / 20 )
- Clicks: 600
- CTR: 0,12 % (calculamos o CTR através da relação entre clicks/impressões = 600/500.000 = 0,0012)
Vamos calcular o custo por click dividindo o custo total da campanha pelo número de clicks. A este indicador chamamos CPC (custo por click).
- CPC médio: 16,6 € (10.000 €/600 clicks)
No início da campanha definimos um objectivo, as adesões ao serviço MEO, no entanto nem todos os clicks vão gerar adesões. À relação entre os visitantes e adesões damos o nome de taxa de conversão (CVR). Para o nosso exemplo vamos supor:
- CVR: 2% (% de visitantes que aderem ao serviço MEO depois de clicarem no banner)

- A taxa de conversão é calculada ao nível do CRM pelo gestor do call-center com ajuda das variáveis disponibilizadas através da estratégia de web analytics. (Ver no post anterior “A Extra Mile”.)
- Adesões ao serviço MEO: 12 (taxa de conversão: 2% ; 600 clicks x 2% = 12 adesões)
Qual foi o custo associado à obtenção de um novo cliente ? Vamos chamar a este custo o CPA (custo por aquisição).
- CPA ( CPC/CVR ): 16,6/0,02 = 830 €
O Director de Marketing da MEO poderá pedir ao departamento financeiro que calcule o valor de um novo cliente MEO. A título de de exemplo vamos supor que são 140 € .
Calcular o retorno do investimento
O ROI pode ser calculado da seguinte forma: ROI = (receita-custo)/custo. No nosso caso:
- Receita: 1.680€ = 12 adesões x 140 € (valor de cada adesão ao MEO)
- Custo: 10.000 € (HP Sapo)
ROI = (1.680€-10.000€)/(10.000€) = -0.832 (-83%)
Quer isto dizer que por cada 1 € investido obtivemos um retorno negativo de 0,83 € (perdemos 0,83 €).
Em termos financeiros, e nestas condições, a campanha seria um fracasso.
Uma abordagem diferente e um nova campanha … em search (CPC)
Para efeitos exemplificativos considerámos atrás que o valor de um novo cliente MEO era de 140 € .
Suponhamos então que na próxima campanha o marketeer quer garantir que o ROI é positivo e decide que o custo máximo que está disposto a pagar por uma adesão são 90 € (CPA), bem abaixo do valor de um novo cliente (140 €).
O custo por aquisição é calculado através da relação entre CPC e CVR ( CPA = CPC / CVR ). Sabendo a taxa de conversão (2%) e o CPA (90 €), podemos calcular o CPC máximo para a nossa campanha.
CPC máximo = CPA * CVR = 90 € x 0.02 = 1.80 €
Assim, o Director de Marketing pode impor ao meio/agência o CPC máximo de 1.80 € com o qual vai obter um ROI positivo, pois o CPA (90 €) está abaixo do valor de um novo cliente. Vamos supor novamente que o valor de investimento para esta campanha é de 5.000 €.
A campanha é colocada online na vertente CPC (pago por click com CPC máx. de 1.80 €) na pesquisa Sapo e Google. No final, o gestor da campanha comunica os seguintes dados:
- Impressões: 215.500
- Clicks: 8.620
- CTR: 4% (clicks/impressões)
- CPC médio: 0.58 €
- CPC máximo: 1.80 €
O website tem uma estratégia de web analytics bem definida e implementada (ver post anterior), o que nos permite saber o número de adesões que esta campanha gerou.
Imaginemos agora que o gestor do call center comunicou as seguintes adesões com origem nesta campanha:
- Adesões ao serviço MEO: 172 (taxa de conversão CVR: 2%)
A boa gestão da campanha por parte da agência e uma landing page com um call-for-action claro resultaram assim numa boa taxa de conversão (2%) e num CPC médio abaixo do CPC máximo definido anteriormente pelo Director de Marketing.
Calcular o retorno do investimento
- Receita: 24.080 € = 172 adesões x 140 € (valor de cada adesão ao MEO)
- Custo: 5.000 € (pesquisa Sapo + pesquisa Google )
ROI = (24.080 € – 5.000 €)/5.000€ = 3.81 (381%)
Quer isto dizer que por cada 1 € investido nesta campanha obtivémos um retorno positivo de 3.81 € (ganho líquido de 3.81 €).
A campanha foi um sucesso !.
Conclusão
É possível calcular o ROI de uma campanha desde que se identifiquem claramente os resultados esperados, se quantifique o seu valor e se implemente uma estratégia de web analytics orientada para os objectivos do negócio.
Devemos pois aproveitar as ferramentas que o meio online coloca ao nosso dispor e medir a performance das nossas campanhas de marketing online. Uma estratégia sólida de medição é a base para uma campanha de marketing online bem sucedida.
Boas campanhas!








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